Sedec abre Semana Solidária da Criança com apresentação do Ação Social pela Música, em João Pessoa/PB

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

 A 7ª edição da Semana Solidária da Criança, projeto da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, teve início nesta segunda-feira (7) com apresentação dos alunos do Ação Social pela Música, iniciativa colocada em prática pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O evento teve como parceira a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel- PB), que anualmente promove ações com instituições e organizações que ajudam crianças e adolescentes a saírem da situação de vulnerabilidade social.

Os 48 alunos do Ação Social pela Música fizeram uma apresentação, receberam brindes e almoçaram em um restaurante recomendado pela TripVison, um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.

A diretora executiva da Abrasel, Gerusa Cardoso, comentou que essa parceria com a Secretaria de Educação de João Pessoa acontece desde o ano 2013. “Cada ano essa parceria fica mais forte e esse ano estamos recebendo mais de 600 crianças nos restaurantes associados à Abrasel”, afirmou Gerusa.

O palhaço Pipi foi o responsável por animar o ambiente com brincadeiras e interação com as crianças, que esse ano fizeram concerto no Theatro Municipal de São Paulo, onde se apresentaram a convite do maestro João Carlos Martins, abrindo o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica.

A apresentação desta segunda-feira foi regida pelos maestros Samuel Galvez Espinosa e Hector Rossi, coordenadores das unidades de Mangabeira e do Alto do Mateus, respectivamente. No repertório foram tocadas as composições: Games of Thrones (RaminDjawadi), The Avengers (Alain Silvestri) e No Reino da Pedra Verde (Clóvis Pereira).

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de seis a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

O Ação Social pela Música funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).

Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira), os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

Fonte: Portal Prefeitura

Compartilhe.

Deixe uma resposta