Em isolamento, Orquestra Sinfônica de Brasília faz homenagem a profissionais de saúde

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Regidos pelo maestro Cláudio Cohen, 65 músicos interpretam ‘Oboé de Gabriel’, de Ennio Morricone. Gravação foi feita pela internet

Músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro gravaram uma homenagem para todos os profissionais da saúde que lutam diariamente contra o coronavírus. O isolamento social não impediu os 65 músicos, regidos pelo maestro Cláudio Cohen, de interpretarem a música “Oboé de Gabriel”, de Ennio Morricone

Na gravação, os artistas trocaram os trajes de gala por roupas da cor verde, que remete à saúde e esperança. A canção selecionada foi composta por Morricone para o filme “A Missão”, de Roland Jaffé.

Segundo o maestro, a opção pela trilha do longa – que encena a luta de padres jesuítas contra colonizadores portugueses para salvar vidas indígenas nas missões do século XVIII, na América do Sul – ocorreu pelo simbolismo do filme.

“Entendemos ser muito árdua essa missão dos profissionais da saúde na luta pela vida, num momento em que situação tende a se agravar”, afirma Cláudio Cohen.

O trompista da Orquestra Sinfônica Ellyas Lucas Souza e Veiga divide os ensaios no sopro com o trabalho de tratar digitalmente sons e imagens e editar vídeos para as redes sociais, para onde a sinfônica migrou, durante o fechamento do Cine Brasília.

O músico gastou 25 horas renderizando os arquivos, com o objetivo de ajudar a dar conforto às pessoas em quarentena forçada. “Tive até de aumentar a memória do meu computador para dar conta do material”, diz.

Ele juntou virtualmente os colegas, cada um executando sua parte de casa. “Fiquei muito feliz com o resultado. Oboé de Gabriel é um tema muito belo, e ficou muito tocante ouvir a orquestra quase inteira se apresentando desse jeito”, afirma Ellyas.

Michael Jackson

No mês passado, artistas da Orquestra Sinfônica de Brasília já haviam se unido virtualmente para gravar uma versão da música “Heal the World”, de Michael Jackson. O objetivo era passar uma mensagem de esperança nos tempos de pandemia.

Fonte: G1

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta